Lançar um single: uma das estratégias de marketing mais usadas na música

Lançar um single: uma das estratégias de marketing mais usadas na música

Por definição, o single é a música escolhida pelo artista ou banda para divulgar o trabalho, em determinado momento da carreira, esperando chamar a atenção do público. Pode ser a entrada no mercado musical, quando se está lançando um projeto, pode ser uma prévia do disco que vem em seguida e também (e essa parte eu amo) pode ser uma solução estratégica do marketing em tempos de crise.

Foto: Samuel Elom - Artista: Igor Venal

Embora o sonho de gravar um disco seja comum entre os artistas, as dificuldades técnicas e financeiras do processo de produção fazem com que muitos busquem alternativas para lançarem seus trabalhos. Como foi o caso do artista Jeferson Gouveia que estava com o orçamento apertado, mas precisava de algum material "oficial" para poder divulgar seu trabalho e assim conseguir mais shows"O single acaba sendo uma opção viável por causa dos custos menores e pela facilidade de experimentar canções sem comprometer um trampo maior." Jeferson optou por lançar singles bem produzidos e dar um gás na divulgação. Resultado: ele está fazendo shows, construindo seu público e em breve gravará um EP.

Igor Venal também começou sua divulgação com um single, na "ideia de um pontapé inicial para colher alguns frutos e deixar em aberto um canal para quando vier o disco inteiro." O artista entende o "peso" do lançamento e prefere ir traçando seu caminho aos poucos, enquanto vai preparando o terreno e o público para um álbum.

Single + Videoclipe

Alguns artistas vão mais além e aproveitam para gravar um videoclipe como fez a cantora, compositora e atriz Bia Nogueira, que conta: "lancei um single com clipe e fiquei muito feliz com os resultados. Estou gravando meu primeiro disco e percebi que, ao longo do processo de gravação, estou mudando e minhas aspirações também. O single é mais fiel ao momento presente. É também uma forma de dar mais visibilidade a cada uma das músicas que estarão no CD. Pretendo lançar 5 ou 4 singles antes de lançar meu disco. Vou começar minha campanha de financiamento em breve e, ao lançar o single, sinto que o público se prepara para o que virá. As pessoas têm me perguntado quando virá o disco completo."

Foto: Alexandre Eustáquio Oliveira

Pensando estratégicamente, Paula Oliveira, cantora e compositora também lançou um single + videoclipe recentemente, numa espécie de promoção para seus fãs. Ela conta que "a música single dá nome ao disco e faz parte dele. Acho importante fazer um barulho e começar a falar com o público sobre o que está por vir. Gerar essa curiosidade faz com que as pessoas falem com você e sobre o seu trabalho."

#Ficadica

Vimos que o lançamento de singles chama a atenção para o seu trabalho, seja para despertar a curiosidade do público ou fidelizar os fãs. Ao contrário do disco que você lança uma vez e depois leva um tempo considerável para poder produzir outro, um single pode ser lançado uma vez por mês, ou a cada trimestre, o que levará os olhares para o seu trabalho constantemente, mantendo o interesse do público.

Aproveito para deixar uma dica: Você sabia que no iTunes é possível lançar uma pré-venda do disco, disponibilizando uma música no momento em que se faz a reserva para compra? Esta seria uma ótima oportunidade de lançar o seu single, surpreender os fãs e deixá-los na expectativa do que vem vindo.

afim de produzir com uma galera bacana? Procure o Estúdio Motor um dos principais polos de produção fonográfica da cena independente contemporânea de BH.

 

 

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário