5 dicas para deixar o seu perfil do Spotify mais interessante

5 dicas para deixar o seu perfil do Spotify mais interessante

Ser músico nos dias de hoje é dar conta de divulgar seu trabalho em várias mídias sociais. Já faz parte da rotina do artista separar alguns minutos do dia para atualizar o Facebook e o Instagram, responder os comentários e garantir que o número de seguidores continue subindo. Mas o erro é que nem sempre o mesmo cuidado e tempo é dedicado à presença no Spotify: ele também é uma plataforma que precisa de atenção e atualizações diárias.

Foto: Pixabay

O Spotify é muito mais que uma plataforma de streaming: ele é um canal direto e interativo entre você e seu público. Você pode notificar seus seguidores sobre seus novos lançamentos e garantir lugar cativo em ótimas playlists (como as descobertas da semana, por exemplo). O músico também pode dar uma repaginada em seu catálogo quando quiser promover as músicas antigas, de uma nova forma e até distribuir música de maneira monetizada em outras plataformas.

E é pensando em toda essa gama de possibilidades e potenciais do Spotify que o artista deve ser proativo e dedicar algum esforço para atualizar o seu perfil na rede. Mas como é possível ter uma presença constante (mas não exagerada) em uma rede social em que não se trocam posts ou comentários? Fique tranquilo! Trouxemos 5 dicas para deixar o seu perfil do Spotify mais interessante, gastando apenas 30 minutos diários

1.Tenha uma boa playlist (e a deixe atualizada)

Esteja certo que quem escuta o seu trabalho vai adorar conhecer o que você gosta de ouvir. Playlists dinâmicas, que sempre trazem novidades (adicione pelo menos uma música por dia na sua lista), acabam virando uma boa referência para quem quer conhecer música nova que já passaram por uma chancela de quem confiam. Sempre que incluir um novo artista, divulgue ele também nas suas redes sociais (não esqueça de marcá-lo pra ele receber as notificações, hein?) e avise para seus fãs que você incluiu mais essa novidade na sua playlist (se você fizer uso de newsletter, esse pode ser uma boa pauta).

2.Mantenha suas informações atualizadas


Sempre que lançar uma música, lembre-se de colocá-la na sua página de artista do Spotify. Outra boa dica é deixar ela em destaque ("pinar") por algum tempo, para que quem ainda não viu o novo material o encontre logo que chegue à sua página. Além disso, tenha sempre uma imagem de exibição, descrições e títulos de playlist atuais. Use a criatividade e tente tornar tudo o mais atrativo possível. Sempre que tiver novidades na identidade visual, altere também no Spotify.

3.Valorize quem te ouve e divulga

Quando alguém te inclui numa playlist, você tem muito mais chance de ser ouvido por pessoas que ainda não te conhecem. Por isso, não se esqueça de dar o reconhecimento devido ao playlister nas suas redes!

4.Analise seus relatórios de tendências


Você pode entender melhor quem é sua audiência, o quanto ela tem se engajado com sua arte e em quais playlists você tem sido incluído, observando os relatórios de tendências (Spotify trending reports).

5.Escute a lista de descoberta da semana


Você quer alimentar suas playlists com novidades e é fundamental ficar de olho no que está acontecendo na cena musical, dar uma chance verdadeira a artistas que você nunca ouviu. A sua lista de descobertas da semana é provavelmente a maneira mais eficiente de sair da bolha e encontrar incríveis para você também apoiar.

Quer ter uma presença ainda mais efetiva nas redes sociais? Então leia as nossas seis dicas para o seu evento do Facebook ser um sucesso!

Sobre o Autor

Tetê Mesquita

Deixe seu comentário