Ganhe dinheiro com música: 20 ideias para você se inspirar

Ganhe dinheiro com música: 20 ideias para você se inspirar

Há anos somos contaminados com o pensamento de que "música não dá dinheiro", passado de geração a geração e que simplesmente não representa o mundo atual. A Indústria da Música movimenta bilhões ao redor do mundo e ainda que grande parte do bolo esteja na mão de poucos artistas e empresários, muitos seres humanos como eu e você podem viver de música. Olha que coisa boa!

Segundo dados do SEBRAE, há 91.023 empresas formalizadas trabalhando no Mercado Musical Brasileiro. Ou seja, tem muita gente fazendo o que ama e sendo pago para isso. E como sei que você quer logo ganhar dinheiro fazendo música, te dou agora 20 ideias de pequenas coisas que farão toda a diferença.

Foto: Pixabay

Anote:

1- Distribuição digital da sua música: singles, EP's e álbuns podem ser distribuídos para Itunes, Apple Music, Deezer, Spotify, entre outros.

2- Tenha vídeos rentabilizando no Youtube: a cada novo view você ganha um pouquinho. Se você tem vídeos com grande número de visualizações, sua conta cresce bastante.

3- Faça parcerias com marcas: se você tem um bom números de seguidores, com certeza muitas marcas terão interesse na propaganda que pode ser feita em suas redes.

4- Dê aulas de música: sendo bom músico ou cantor, muitas pessoas se espelham em você e querem aprender tudo o que possa ser ensinado.

5- Seja músico freelancer: tocar na sua banda é o que há de melhor, mas isso não quer dizer que tocar com outras pessoas seja ruim, né?

6- Venda: camisetas, adesivos, discos, bonés, canecas e tudo aquilo que tenha a ver com seu trabalho musical. Os fãs agradecem!

7- Licencie suas músicas: para filmes, séries, propagandas, que além de pagar bem ainda divulgam o seu trabalho de uma maneira bem interessante.

8- Tenha variados formatos de show: encaixe seu trabalho em versões acústicas, com DJ, com diferentes formações de banda. Ouse!

9- Saia do óbvio: leve seus discos para vender em lugares diferentes como cafeterias ou lojas que tenham a ver com seu público. As feiras alternativas também funcionam bem!

10- Faça música para video game: pode ser a trilha completa como também efeitos sonoros para os jogos. É um mercado que só cresce!

11- Toque na rua: você mostra o seu som para MUITA gente, se divulga e leva uma grana. Uma boa combinação, né?

12- Tenha um site: venda sua música, seus produtos e serviços. As compras podem ser feitas diretamente na sua página e pagas através de mecanismos como "Pagseguro" ou "Paypal".

13- Escreva partituras: muita gente precisa deste serviço. É uma boa oportunidade para quem sabe  escrever e tem tempo livre.

14- Crie trilhas para vídeos corporativos: as empresas de audiovisual precisam de trilhas para os vídeos contratados por empresas e muitas vezes recorrem a freelancers.

15- Toque em casamento: ter um projeto que se encaixe em recepções e festas de casamento é garantia de agenda cheia.

16- Toque em cruzeiros: uma maneira de tocar viajando. Que tal  uma oportunidade de conhecer muitos lugares e pessoas diferentes?

17- Crie um fã clube: a ideia é criar um clube em que as pessoas paguem uma pequena mensalidade como membros. Em troca você pode oferecer pequenas apresentações ou produtos exclusivos.

18- Faça shows online: desde qualquer lugar do mundo, em sites como o ClapMe, você pode vender ingressos para sua apresentação.

19- Organize eventos: pode ser um mini festival, um encontro musical, uma festa com variadas atrações e tudo mais que sua imaginação permitir.

20- Participe de concursos: sempre há oportunidades com prêmios em dinheiro e é só você ficar de antena ligada.

Estas foram apenas algumas ideias que podem te inspirar, mas para cada artista existem milhares de possibilidades. Cada um escolhe o que melhor se encaixa no seu estilo de vida. O importante é saber exatamente aonde quer chegar e não perder o foco e a energia.

Tá pensando em gravar um disco? Baixe agora nosso e-book "Planejando seu disco"!

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário