O que é um BOT? Saiba o que ele pode fazer por você!

O que é um BOT? Saiba o que ele pode fazer por você!

Se você ainda não sabe o que é um BOT, prepare-se para algo que vai ajudar E MUITO no marketing musical. A união entre música + tecnologia proporciona hoje uma série de possibilidades de interação entre artista e público e você não pode estar por fora do que vem por aí. Aprenda agora uma boa maneira de inovar no seu trabalho!

Foto: Pexels

O que é um BOT?

Segundo a Wikipédia, um BOT, diminutivo de robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.

O que parece uma novidade, já vem sendo usado há algum tempo pelo Google e Facebook. Sabe quando você procura no Google algo que está pensando em comprar e logo aparecem vários anúncios na sua timeline do Facebook? Pois é, um BOT fez esse posicionamento e o levou até você.

Levando para o nosso universo, no Facebook, um BOT pode ser um tipo de assistente virtual que conversará com seus fãs por meio do Messenger, com um objetivo específico. Você poderá estreitar a relação com os fãs, criar promoções e inclusive vender ingressos de shows e produtos derivados.

Gostei! Conta mais!

Parece bobagem, mas ter algumas tarefas automatizadas economiza nosso tempo para que possamos nos organizar melhor e focar em outras tarefas. Vamos lá! Voltando ao BOT, o quê mais ele pode fazer:

  • Enviar respostas automáticas, como de boas vindas para quem te manda uma mensagem.
  • Criar uma sequência de mensagens que podem ser distribuídas uma vez ao dia, ou de acordo com a peridiocidade escolhida, divulgando um novo single ou vídeo exclusivo, por exemplo.
  • Criar um pré-lançamento de algum produto ou até mesmo de um disco ou turnê.
  • Responder automáticamente a quem comente em sua página com uma tag estratégica como "Disco" ou "Show". Quando, por exemplo, alguém escreve "Show" dentro de algum comentário, seu assistente virtual enviaría uma mensagem perguntando àquela pessoa se ela deseja ser informada dos próximos shows...e por aí vai!

Meu trabalho será substituído?

Já te aviso que esse tipo de tecnologia facilita o seu trabalho, mas não substitui, de forma alguma. Sempre será necessário o seu contato humano com os fãs e o seu cuidado é fundamental, estando no estágio de carreira que você estiver.

Cuidado para não se empolgar muito com as mensagens automáticas, pois ela servem apenas para uma parte mecânica do processo de interação. Lembre-se sempre de agradecer, responder e informar ao seu público com muito carinho.

Mas, vamos falar a verdade? Ter um BOT ajuda e muito!

Você já pode começar a usar essa ferramenta agora mesmo. Há algumas opções como a própria plataforma do Messenger, do Facebook e uma que conheci recentemente e gostei a Manychat, muito simples e fácil de usar.

Comece provando com a versão gratuita. A plataforma é muito intuitiva e você pode começar colocando uma mensagem de boas-vindas e automatizando perguntas do tipo "você já ouviu o meu disco, "conhece meu último trabalho"? Com essas primeiras perguntas você segmenta seu público e inicia um processo de fidelização.

A esta altura, você já entendeu que a gestão da carreira é algo que requer tempo, carinho e cuidado extremo em todas as etapas.

Marketing Musical: 5 pontos fundamentais para o sucesso de um artista

Confira nossa série Negócio Musical! Toda quarta-feira damos dicas para quem viver de música.

 

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário