Você compartilha? Você comenta? Você curte?

Você compartilha? Você comenta? Você curte?

Há bastante tempo escuto a reclamação de novos artistas e também de gente que está na estrada há um tempão: "meus amigos não compartilham o meu trabalho, não comentam e às vezes nem curtem!" Eu bem que gostaria de dizer que comigo é diferente,  que meus amigos fortalecem a minha carreira, recomendam minha fan page, a minha música, a minha empresa, mas a verdade não é essa! A maioria das pessoas que divulgam não são meus amigos mais próximos nem são meus colegas de profissão.

Foto: Pixabay

É claro que existem exceções, há sim os amigos presentes, que dão toda a força necessária nos momentos em que mais precisamos. Porém, principalmente quando tratamos de colegas de profissão, ainda são poucos os que se esforçam para ajudar o trabalho do outro crescer. E por que isso acontece? Eu também gostaria de ter uma resposta, mas ainda não sei dizer.

Às vezes, penso que não há uma consciência formada sobre o quanto é importante o envolvimento nas publicações e a promoção do trabalho dos artistas.

A questão é: quando fortalecemos "gente como a gente" criamos uma rede, que não só beneficia a um, mas a todos que participam. Quando a música autoral é proclamada, os artistas locais têm destaque, os shows de uns começam a encher, automaticamente toda essa rede desenvolve junto.

E por que NÃO?

Presto atenção em todas as pessoas que curtem, que compartilham e comentam qualquer um dos meus trabalhos. Valorizo cada segundo gasto por aquele que me escuta, que tenta entender e principalmente me ajuda a chegar a mais gente. E por que não fazer o trabalho do outro chegar a mais e mais pessoas ao redor do mundo?

Regra básica de sobrevivência: o" efeito boomerang", "tudo que vai volta", "plantar para colher", chame como quiser o ato de dar atenção para recebê-la. É o que tento fazer e o que te recomendo fazer agora e sempre.

Quer mais likes? Dê mais likes! Quer mais comentários? Comente mais! Deseja o SEU sucesso? Deseje o sucesso do outro! Quer ajuda? Ajude! E vamos assim, aprendendo a cada dia!

E se quiser me ajudar a construir a La Otra, reflita comigo, me conte o que achou do tema e sugira novos asuntos para publicarmos por aqui.

 

 

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário