Qual é a sua missão no mercado musical?

Qual é a sua missão no mercado musical?

Analisando o mercado musical como um todo, parece que está tudo saturado da mesma coisa, com pessoas fazendo exatamente o mesmo tipo de trabalho e vendendo cada vez mais um conteúdo sem uma mensagem. Com isso, você pode acabar se questionando onde você se encaixa nisso tudo. Estou certa?

Você pode, inclusive, se sentir desmotivado por não saber exatamente onde o seu trabalho se enquadra. Mas calma que isso pode ser facilmente resolvido. E a resposta sobre como fazer isso eu te conto no vídeo de hoje. Mas antes, acompanhe comigo a seguir alguns pontos fundamentais antes de você dar o play.

Identificando sua missão no mercado musical

Com tanta gente fazendo música no mundo, o que fará o público se interessar por você? A missão é uma parte essencial da sua identidade, ela é o seu propósito e sua razão de existir como artista. E essa identidade profissional é formada pelo negócio, pela missão, visão e valores, fazendo todas essas partes se complementarem, se definirem e agregarem valor àquilo o que você faz.

Se você quer criar nas pessoas uma necessidade de ouvir sua música, ir ao seu show e comprar seus produtos, você precisa mostrar para elas porquê vale a pena. Portanto, comunique bem a sua missão e as pessoas entenderão que faz sentido prestar atenção no seu trabalho.

Mas como eu defino minha missão?

Olhe para dentro e pense na sua relação com a música que você faz. Se você é artista solo, você pode se questionar sobre o porquê você faz música, o que você tem para dizer para acrescentar às pessoas, e de que forma você está fazendo isso.

Se você tem uma banda, a missão deve ser definida entre todos os membros, que devem estar de acordo sobre a razão desse projeto existir. E se sua banda existe só para tocar esporadicamente, tudo bem. O grau de envolvimento e seriedade com o projeto será muito diferente caso a sua banda exista para emocionar, conscientizar os jovens ou tocar nos palcos de todos os festivais.

Agora é o momento que estávamos esperando: dê o play e tome algumas notas para você colocar essas dicas em prática e não perder nenhum momento sequer!

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário