3 dicas para lançar o seu single e chamar a atenção do público!

3 dicas para lançar o seu single e chamar a atenção do público!

O mercado musical já deixou claro que você não precisa esperar unir várias músicas para gravar um disco ou EP. Muitos artistas hoje optam pela estratégia de lançar singles, tanto para adiantar os próximos discos, como também para mostrar o momento em que estão, provar novas possibilidades e manter a carreira ativa. Seja como for, se a sua intenção é viver de música, sempre recomendo o lançamento constante de forma estratégica, para que chame a atenção do público e alimente o seu trabalho como um todo.

Selecionei 3 atitudes fundamentais, que servem como dicas para a hora de lançar um single, que vão te ajudar muito a se organizar e fazer “a coisa que você acredita, do jeito como você confia”. Vem comigo!

Foto: Pexels

1- Se cadastre em uma plataforma de distribuição digital

Mesmo que sua estratégia seja disponibilizar a música no seu site, no soundclound, no Youtube, ou em qualquer outra plataforma online de sua preferência, isso não elimina a obrigação de se cadastrar em uma plataforma que distribua digitalmente sua música. As empresas que fazem distribuição digital de singles, EP's e discos, que eu posso recomendar, são ONErpmCdBaby, Tratore Tunecore Tunecore. Mas também existem várias outras novas no mercado, o que vale a pena pesquisar, para avaliar melhores condições.

Não adianta fugir! Sua música deve estar presente nas plataformas de streaming, para serem ouvidas pelo seu público aonde quer que ele esteja, da maneira como ele preferir.

2- Inove!

Busque maneiras de ser criativo na hora do lançamento! É importante entender a melhor rede social para divulgar o seu trabalho, assim como conhecer bem o perfil do seu público e o que pode surpreendê-lo. Fazer a distribuição digital e publicar a música no Youtube já está ao alcance de qualquer um e faz parte do que eu costumo chamar de "pacote básico". Você precisa ir além do que já se espera de um artista na hora de lançar um single!

Que tal envolver o público no processo de gravação da música? Você pode ir aos poucos gerando curiosidade, mostrando as gravações, contando a história da música, soltando alguns trechos. Não é fácil surpreender neste momento, mas o fator "diferencial" é o que chamará tanto a atenção dos fãs quanto dos meios de comunicação na hora de divulgar o seu trabalho.

3- Crie um plano de ações físicas

Nem tudo na vida se resume às redes sociais e na música não é diferente. A presença física do artista em shows, eventos e a interação com o público é fundamental para o sucesso de cada trabalho. Quando você resolve viver de música, precisa cuidar das relações e pensar cada ação para que seu trabalho se destaque.

Quando falamos sobre criar um plano de ações físicas isso inclui pequenas apresentações em lugares inesperados, encontros com fãs (por menos gente que seja), presença em programas de rádio (incluindo os de facultade), ida a lugares estratégicos para poder falar sobre o seu trabalho e convidar pessoas para conhecerem. A estratégia criada para cada single vai depender sobre o tema da música, momento da carreira e também varia muito em função da personalidade do artista, que precisa estar refletida em cada ação.

Agora é com você! Não se limite pensando que toda ação precisa de dinheiro para investimento. Veja essas 10 ideias para promover seu projeto musical sem gastar nem 1 real!

Quer mais dicas para poder viver de música? Acompanhe o nosso canal no Youtube!

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário