Planejamento estratégico para músicos: para que serve isso?

Planejamento estratégico para músicos: para que serve isso?

Quando contamos sobre nosso trabalho na La Otra e sobre o Planejamento Estratégico para músicos, as pessoas arregalam os olhos, abrem aquele sorriso, achando bonito e interessante mas, a verdade é que mínima, pouca, pouquíssima gente entende o que queremos dizer. Parece um bicho de sete cabeças, mas na verdade é muito simples. Se você sabe o que é planejar, imagina o que é estratégia e conhece um músico, não é difícil ligar os pontos e saber do que se trata. Agora, se quer entender melhor, te conto para que serve essa história toda.

Foto: Pexels

Planejar nada mais é do que criar um plano para se atingir um ou mais objetivos. O planejamento estratégico em qualquer setor existe para organizar a gestão, em função de aonde se quer chegar e quais são os prazos para cada ação. Simplificando, significa pensar de maneira estratégica, usando os recursos disponíveis com eficiência, buscando as melhores formas de empregar tempo e dinheiro para aumentar a produtividade.

Ao observar o cenário musical hoje e entender que o músico é um empreendedor de sua carreira, é inevitável pensar e se organizar como uma empresa. Caso contrário, é estar navegando sem norte, parando em qualquer lugar e defitivamente isso não funciona.

Se você quer viver da sua música, comece a se estruturar aos poucos, sonhando com o futuro e fazendo as mudanças no presente. O mais bacana desse processo é perceber como vamos nos conhecendo melhor e acompanhando passo a passo cada conquista rumo aos objetivos.

Na hora de planejar, se pergunte:

  • Quem eu sou?
  • Qual é o meu negócio, missão, visão e valores?
  • Quais são os meus pontos fortes e fracos?
  • Aonde eu quero chegar?
  • O que eu tenho feito para chegar aonde desejo?
  • Quais são as oportunidades e ameaças que existem no mercado?
  •  Tenho concorrentes? Em que me diferencio?

Mais do que responder a estas perguntas, o processo de planejamento te faz pensar em sua carreira de maneira global e realista. Após uma grande análise pessoal, profissional e em relação ao mercado, traçamos o plano de ação, com estratégias e prazos para cada objetivo. O melhor de tudo isso é que você enxerga exatamente em que ponto está e vai acompanhando a sua evolução em busca dos seus sonhos.

Quer saber mais? Entre em contato com a La Otra! Podemos traçar um plano juntos, te ajudar nas suas ideias e na gestão profissional do seu trabalho.

Para entender mais sobre o empreendedorismo na música,veja Sua carreira em suas mãos: como se adaptar ao novo cenário musical!

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário