Viver de música: por que eu ainda não cheguei lá?

Viver de música: por que eu ainda não cheguei lá?

Não é que as coisas estão dando errado. Mas, tá demorando muito. Os processos são complicados, as pessoas não me respondem, o público chega devagarinho e o dinheiro não dá pra fazer tudo o que eu preciso.  Este pensamento te soa familiar? Pois, bem-vindo ao clube dos que querem viver de música!

Na indústria musical, entre empresários, músicos e coaches, estão todos te vendendo a receita do bolo, te dando as 10 dicas para a felicidade e até mesmo eu, que adoro dar dicas, sinto que estou esquecendo de contar algo realmente muito importante: as coisas não acontecem no tempo que nós imaginamos.

Quer saber por que você ainda não "chegou lá"?

Pra começar o "lá" é relativo. Quando não sabemos exatamente aonde queremos chegar, é difícil traçar uma rota e notar os passos que vamos dando a cada dia. Depois, devemos parar (já!!!) de nos comparar com os outros que aparentam estar em um nível mais alto. Ninguém conhece a estrada do outro.

sucesso profissional vem para quem está determinado e somos capazes de realizar tudo aquilo que nos dedicamos. Porém, mais do que sonhar, acreditar e se dedicar, é necessário contar com a paciência e MUITA perseverança.

Seu caminho

A velocidade dos acontecimentos não segue uma lógica e viver na expectativa pode fazer você nadar e sentir que morreu na praia. Você se sentirá mal com tanta ansiedade e o pior: não curtirá o processo. E é no caminho que a vida acontece, o mundo te surpreende e seus sonhos vão fluindo.

Conhecer as pessoas leva tempo, para que gente te conheça leva muito tempo, formar público leva mais tempo ainda. Se estabelecer na música é um trabalho diário que exige constância e gratidão por cada curtida, cada escuta da música, cada visualização de um vídeo seu.

E sim! Você tá chegando! Dê valor a cada passinho que deu para estar aonde está, se parabenize pelas pequenas conquistas e não tenha medo de não chegar a lugar nenhum, porque esse lugar não existe.

Sobre o Autor

Nathy Faria

"Nathy Faria é emprendedora à frente da La Otra (Agência de soluções criativas no ecossistema musical), cantora e compositora, com formação em jornalismo (UNI-BH, Brasil), música (Universidad de Évora - Portugal), mestrado em Economia Criativa y Gestão Cultural (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha). Ao longo de 15 anos na música e sua experiência internacional, a artista participa de feiras internacionais como FIM (Guadalajara, MX), Midem (Cannes, FR), Porto Musical (Brasil), entre outras. Atualmente, mora em Madrid onde desenvolveu uma metodologia exclusiva de coaching para empreendimentos criativos e musiciais e acaba de ganhar um prêmio de inovação pela "Factoria Cultural" com a plataforma da La Otra.

Deixe seu comentário